Title
English Greek Japanese Korean Portuguese
Home Retina
Retina
retina_olho
É uma parte do olho onde se encontra o “filme da máquina fotográfica”. Está localizado no “fundo do olho”. É um tecido altamente especializado que traduz a informação que chega ao olho para ser processado no cérebro. As principais doenças que acometem essa região são: descolamento de retina, degeneração de retina e retinopatia secundário ao diabetes e hipertensão arterial. Seu tratamento envolve o uso de equipamentos de alta tecnologia e precisão cirúrgica, além do uso coadjuvante de LASER e medicamentos tópicos, orais ou intra oculares.


O que são moscas volantes? E-mail

Moscas volantes são pequenos pontos, fios ou nuvens que aparecem no campo de visão e se movimentam. São causadas por opacidades em uma gelatina que temos dentro do olho, chamada vítreo (humor vítreo). A sombra dessas opacidades causam as moscas volantes ou floaters. São mais percebidas em dias muito ensolarados e contra a luz. No momento  que notamos os floaters, quando mudam de aspecto ou quando estão associados a flashes luminosos, o exame de mapeamento de retina deve ser realizado o quanto antes, para que se afaste a presença de roturas na retina, ou mesmo de descolamento de retina, que podem estar associados aos floaters em alguns casos.

Autora: Dra Mariana Lie Yamaguishi

O que é o Descolamento do Vitreo? E-mail

Não confunda o descolamento do Vitreo  com o Descolamento de Retina. Muitas pessoas confundem esses dois termos que são totalmente diferentes. Para saber mais sobre o Descolamento de Retina, veja o artigo específico sobre esse tema abaixo.

O Descolamento do Vitreo é um descolamento de um gel (composto basicamente de acido hialurônico e colágeno) que preenche o interior do olho. Com o passar do tempo ocorre uma degenereção dessas estruturas que compõe o vitreo tornando o liquefeito. Com essa liquefação do vitreo ocorre uma "dissecção" do vitreo da retina levando a formação de opacidades vitreas que projetam uma "sombra" na retina que o cérebro interpreta como "moscas".

O risco desse descolamento do vitreo é a formação de buracos da retina por onde pode ocorrer o descolamento de retina.

Veja abaixo um video explicado todo esse processo.

Leia mais...
O que é o descolamento de retina? E-mail

O descolamento de retina ocorre principalmente em pessoas com alguns fatores de risco: Alta miopia (geralmente acima de 6 graus), historia familiar de descolamente, Descolamento de retina no olho contralateral, pessoas que se submeteram a cirurgia de catarata ou outra cirurgia intra ocular e outras doenças oculares específicas).

Os sintomas iniciam-se com o surgimento de manchas escuras na visão, flash de luz ou perda de campo visual periférica até total. A tendência do descolamento se não houver um tratamento imediato é ocorrer uma piora acentuada da visão com prognóstico mais reservado.

Leia mais...
Cuidados com a Retina E-mail
pressao_arterialA retina é tecido especializado rico em vasos sanguíneos. Por esse motivo todas doenças que acometem tecidos neurológicos e vasculares podem acometer também a retina. Alguns exemplos são: diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, obstrução de vasos da retina, degeneração da retina entre outras.
A retina é um tecido que está no "fundo do olho" e por esse motivo necessita de uma avaliação cuidadosa e especializada. Às vezes é necessário realizar a dilatação da pupila para uma melhora avaliação.
Para uma boa prevenção das doenças da retina é necessário fazer um bom controle das doenças sistêmicas (controle da pressão arterial, glicose e colesterol; proteção de raios ultravioletas) e realização de exames de check-up frequentemente.
Autor: Dr Alexandre Misawa