Title
English Greek Japanese Korean Portuguese
Home Vias Lacrimais
Vias Lacrimais
lacrimejamento
É uma especialidade da Oftalmologia responsável por investigar e tratar as causas de lacrimejamento, geralmente provocado por obstrução de via lacrimal. Pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum em recém nascidos e crianças de até 3 anos de idade ou adultos acima de 50 anos. O sintoma mais comuns é o lacrimejamento com saída de secreção ocular. Há diversos tipos de tratamento dependendo do tipo de obstrução.


Infecção de Via Lacrimal: uma complicação de Obstrução da Via Lacrimal E-mail
dacriocistiteA infecção de via lacrimal é uma complicação de um quadro de Obstrução de Via Lacrimal. É também chamado de Dacriocistite. Essa infecção pode ser de inicio agudo ou crônico.
A infecção ocorre como uma complicação da obstrução da via lacrimal. Com o acúmulo da lágrima dentro do saco lacrimal ocorre a proliferação de bactérias que residem na região ocular (geralmente da própria flora bacteriana dos olhos). Isso leva a formação de sinais inflamatórios (dor, vermelhidão, calor local e saída de secreção) que muitas vezes leva o paciente a procurar o pronto atendimento. Deve ser tratado de imediato por um profissional especialista e em seguida avaliar o tratamento definitivo que é a cirurgia.
Autor: Dr Alexandre Misawa
Lacrimejamento desde o nascimento necessita de tratamento precoce E-mail

lacrimejamento_congenitoLacrimejamento persistente desde o nascimento não é normal. Pode estar associado com a obstrução da via lacrimal.

A via lacrimal se estende desde o canto interno do olho até desembocar dentro do nariz. Uma membrana (Membrana de Hasner) localizada dentro do nariz é a última porção a ser reabsorvida durante a formação embrionária da via lacrimal. No entanto, em alguns casos essa membrana não é reabsorvida o que faz com que a lágrima se acumule na região dos olhos provocando o lacrimejamento e a secreção.

Leia mais...
Entenda como é o exame da dacriocistografia E-mail

Quando a via lacrimal se encontra entupida, vimos que ocorre o lacrimejamento (leia mais no artigo seguinte). Porém como a via lacrimal é extensa e complexa, a obstrução pode ocorrer a qualquer nível. Para se realizar um diagnóstico correto e localizar melhor a região da obstrução, o Oftalmologista com especialidade em Via Lacrimal, solicita o exame de Dacriocistografia.

dacriocistografiaA Dacriocistografia é um exame radiológico (exame por imagem) no qual se injeta um contraste pelo canal lacrimal e ao mesmo tempo realiza-se a radiografia (veja a imagem ao lado). Geralmente o especialista solicita o exame de ambos os lados, pois o exame, além de comparativo, pode se detectar também alterações precoces. No exemplo ao lado observa-se uma obstrução do lado esquerdo com aumento do saco larimal e normal à direita.

Autor: Dr Alexandre Misawa

Se o canal lacrimal está entupido, por que lacrimeja? E-mail
aparelho_lacrimal
O canal lacrimal é o sistema que leva as lágrimas até o nariz, conforme se observa na ilustração ao lado (cor rosa). Quando há uma obstrução em qualquer local desse sistema, a lágrima não desce mais ao nariz e se acumula na região dos olhos produzindo então o lacrimejamento. Dependendo do nível da obstrução pode haver, além do lacrimejamento, formação de secreção e de uma nodulação próximo ao nariz que quando pressionado reflui secreção pelo ponto lacrimal.
Autor: Dr Alexandre Misawa