Home Cornea e Conjuntiva
Cornea e Conjuntiva
foto_de_cornea
A córnea é a estrutura mais anterior do olho. É um órgão transparente. Corresponde a "bola escura dos olhos". Essa afirmação é uma meia verdade, pois o órgão que dá a cor dos olhos é a íris e não a córnea por ser transparente. A íris é uma estrutura que está logo atras da córnea
A conjuntiva é uma membrana muito fina que reveste toda a parte exposta do olho. Só não reveste a córnea, por ser transparente.

O que é a conjuntivite alérgica? E-mail

conjuntivite_papilarA conjuntivite alérgica é uma inflamação da conjuntiva de natureza alérgica. Os sintomas são parecidos com a conjuntivite viral e infecciosa, porém é um quadro mais crônico e sazonal. Mas um sintoma que quase sempre está presetnte é o prurido ocular (coçeira). Há fatores de piora como presença de pó, acaro, mudança de temperatura, lente de contato etc.

Sua apresentação tipica é a formação de papilas na conjuntiva (imagem ao lado) que são estruturas elevadas que costumam incomodar o paciente.

É importante a avaliação oftalmológica para o seu correto diagnóstico e acompanhamento clínco.

O que é a conjuntivite com membrana? E-mail
conjuntivite_pseudomembranaA conjuntivite infecciosa é uma doença auto limitada (vide texto abaixo) e que tem duração  média de 7 dias. Em alguns casos pode durar mais tempo, principalmente se houver a formação de pseudomembranas que são resultados de um processo inflamatório intenso (imagem ao lado). Nesses casos, a consulta com o oftalmologista deve ser frequente para uma avaliação mais detalhada e para realizar a retirada dessas pseudomembranas.

O que é a conjuntivite Infecciosa? E-mail
conjuntiviteA conjuntivite é uma doença infecciosa e transmissível caracterizada por secreção ocular, prurido (coçeira) e olho vermelho. Geralmente os paciente acordam com os olhos "grudados" e ainda se queixam de sensibilidade a luz (fotofobia).  É uma doença autolimitada, ou seja, tem duração em torno de 7 dias, mas pode durar mais tempo dependendo da intensidade de doença.
Por se tratar de uma doença trasmissível é aconselhável o afastamento social e do trabalho até a recuperaçao clínica. Deve-se tomar o cuidado com a higiene pessoal e principalmente com as mãos já que são os principais meios de contaminação. A conjuntivite não é transmissível pelo ar, portanto não se transmite olhando para os olhos de quem está contaminado, mas sim através do seu contato físico.
Procure sempre o seu oftalmologista para confirmar o diagnóstico e orientar melhor o seu tratamento.

Pterigio: Não confunda com catarata... E-mail

pterigio

Pterigio é uma doença que costuma atingir a região do canto interno dos olhos e geralmente ocorre nos dois olhos. É mais comum haver um histórico familiar e está fortemente relacionado com o calor e incidência de raios Ultra Violeta. O mecanismo mais eficaz de prevenção é a utilização de óculos com proteção 100% UV. Evite de comprar óculos sem qualidade e selo de garantia.
Muitas pessoas confundem essa doença com a catarata. Mas, a catarata é uma doença dentro do olho e não pode ser visualizado a olho nú na maioria dos casos. Quando for visível a olho nú, a catarata deve estar muito avançada, mas fica visualizado no centro da pupila ("menina dos olhos") e não no canto interno. É necessário ser feito um exame oftalmológico com o uso de microscópio.
Veja abaixo um video exemplificando um pouco mais a doença.

«InícioAnterior12PróximoFim»

Página 1 de 2